domingo, 29 de dezembro de 2013

O Papa que o mundo admira, e o outro que o mundo odeia

 

“Ai de vós quando todos disserem bem de vós! Era precisamente assim que os pais deles tratavam os falsos profetas!” — S. Lucas, 6, 26

francisco


Bento XVI“Se o mundo vos odeia, reparai que, antes que a vós, me odiou a mim. Se viésseis do mundo, o mundo amaria o que é seu; mas, como não vindes do mundo, pois fui eu que vos escolhi do meio do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.”
— S. João, 15, 18-19

“Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam.”
— S. Mateus, 15, 11-12

2 comentários:

  1. Tenha calma!

    Pessoalmente nunca ouvi ninguém dizer que odeia o Papa Emérito Bento XVI. Pelo menos eu não o odeio, nem tenho nada contra o homem. Só considero é que o seu maior defeito foi o de não saber (ou não conseguiu?) comunicar melhor com as pessoas.

    Cumpts,
    João José Horta Nobre

    Contacto: historiamaximus@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. Você parte de um sofisma implícito no seu comentário, segundo o qual “comunicar” significa “agradar”, ou “estar de acordo”, ou “concordar” explícita ou implicitamente. Ou seja, segundo a sua ideia, só se “comunica” com as pessoas quando se lhes diz aquilo que elas querem ouvir.

      Por exemplo: se eu digo às pessoas que é errado fazer isto ou aquilo, então (segundo a sua opinião) eu não consigo “comunicar” com as pessoas. Mas se eu digo às pessoas que aquilo que elas fazem é “fixe” ou não tem problema nenhum, então já consigo “comunicar” com elas.

      Portanto, e ao contrário do que você sugere — tenha calma! Não se ofenda! —, o problema de Bento XVI não foi a comunicação: antes, foi o conteúdo da comunicação que não agradava às pessoas (ao mundo).

      E por isso você defende que o papa deve ser uma pessoa que pertence ao mundo, mesmo que Jesus Cristo tivesse criticado “os falsos profetas que vêm do mundo”. É uma opção sua, que eu respeito mas com a qual não concordo. Mais vale acabar de vez com a Igreja Católica do que a submeter a esta necessidade de agradar ao mundo.

      Eliminar

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.