domingo, 5 de outubro de 2014

Juan Manuel de Prada e o capitalismo

 

“Para mim, o capitalismo é uma estrutura de pecado, por utilizar uma linguagem religiosa. O capitalismo, tal como o comunismo, não é só um sistema económico: é uma antropologia que te obriga a viver de uma determinada maneira”.

Juan Manuel de Prada

2 comentários:

  1. Não entendo literalmente assim, "como linguagem religiosa". Mas do ascetismo de facções austeras derivadas do protestantismo, sim (Max Weber).

    ResponderEliminar
    Respostas



    1. O capitalismo não é só um sistema económico: transformou-se em uma religião política (Eric Voegelin) através de Hayek, por exemplo. O capitalismo é hoje uma ideologia política (“religião política”, segundo Eric Voegelin) e não apenas uma teoria económica. Por exemplo, o neoliberal Francis Fukuyama anunciou o Fim da História com a queda do muro de Berlim — tal como Karl Marx tinha anunciado o Fim da História quando anunciou a sua doutrina.

      Por isso é que Salazar não permitia que os capitalistas interviessem no Estado: Salazar percebeu que o capitalismo se tinha transformado em uma antropologia que pretendia dirigir o Estado.

      O capitalismo está longe de ser apenas uma teoria económica, como foi até finais do século XIX: hoje é uma doutrina que tem os seus dogmas (por exemplo, o dogma do “mercado total”, que destrói a privacidade das pessoas), e é neste sentido que é uma religião política.

      Eliminar

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.