sábado, 7 de fevereiro de 2015

Os Estados Unidos preparam-se para fazer mais merda na Ucrânia

 

Durante mais de uma década, os Estados Unidos têm feito merda, desde o Iraque até à  Síria, passando pela Primavera Árabe que deu na merda que todos nós podemos ver. Por exemplo, depois de ter fornecido armas aos rebeldes sírios contra o governo sírio, agora fornece armas ao governo sírio para combater os rebeldes do Estado islâmico que são os mesmos rebeldes que os Estados Unidos apoiaram contra o governo sírio. Desde George W. Bush que a política externa dos Estados Unidos é aparentemente errática. 

Agora, os Estados Unidos querem fornecer mais armas ao governo da Ucrânia, convencidos de que a Rússia de Putin não tem armas para fornecer aos rebeldes nacionalistas da parte leste da Ucrânia. A política externa americana está desfasada da realidade; e desde que a guerra seja feita longe do território americano, é sempre uma guerra boa.

5 comentários:

  1. Devo dizer que fico de coração partido ao ver a Ucrânia no estado em que está...

    Dos Estados Unidos já sabemos o que esperar, mas de Putin eu esperava mais juízo!

    Putin tem-se revelado um mau estratega e um mau táctico nesta guerra, pois o que ele está a fazer é a criar mais inimigos do que amigos.

    O Putin é um ex-comuna e de gente assim nunca se pode esperar muito. Sei que andam por aí alguns sectores da direita apaixonados por Putin, a esses eu só recomendo que ganhem juízo, pois o Putin anda a financiar partidos e movimentos de extrema-esquerda por toda a Europa.

    O PCP continua a receber dinheiro da Rússia, assim como o Syriza que venceu as eleições gregas também recebeu alguns milhões do Kremlin.

    O Putin faz jogo duplo e não tem qualquer código de honra. É portanto estúpido haver nacionalistas que hoje andam apaixonados por Putin, em lugar de perceberem que é precisamente esse escroque do KGB que financia os nossos inimigos de extrema-esquerda...

    Putin tem de escolher se quer o pão ou o queijo. Pois isto de andar a apoiar a extrema-esquerda e a extrema-direita em simultâneo revela apenas o oportunista que ele é...

    De qualquer forma, depois do que essa besta russa tem feito na Ucrânia, para mim está morto.

    Quem não o conheça que o compre...

    ResponderEliminar
    Respostas



    1. Eu fico espantado com o branqueamento ideológico em relação aos Estados Unidos. Os neocons não são conservadores! E são os neocons que comandam a política externa americana desde GWB. Um dia destes explico a raiz ideológica dos neocons, nomeadamente em Leo Strauss.

      Quando falamos de nacionalismo, é evidente que tanto faz estar no Poder um ex-comunista como um capitalista empedernido. Um nacionalista é igual essencialmente (na sua essência, mas não na sua substância) a outro, em qualquer parte do mundo, independentemente de ser fascista ou comunista, ou qualquer outra coisa qualquer.

      Você incorre em uma falácia: “quem não é a favor dos neocons é comuna”. Trata-se de uma simplificação da realidade que define uma ideologia política — uma ideologia é, por natureza, uma simplificação da realidade e de uma doutrina filosófica.

      Por outro lado, você parte do princípio de que “os Estados Unidos nunca apoiaram a Esquerda!, e só os russos apoiam a Esquerda” — quando, desde a queda do muro de Berlim, os Estados Unidos não fizeram outra coisa senão apoiar a Esquerda, principalmente na América Latina! Esse apoio americano à Esquerda é feito “oficiosamente” através de donativos de grandes plutocratas, como por exemplo Rockefeller ou Bill Gates.

      Na Ucrânia não podemos colocar umas palas e olhar só para um dos lados.

      Eliminar
    2. Eu não quero, nem estou a defender os Estados Unidos, talvez o amigo Orlando me tenha interpretado mal. O que eu quero dizer é que tanto os Estados Unidos como a Rússia têm culpa do que se passa na Ucrânia. Pessoalmente, só quero é que deixem a Ucrânia em paz. Nada mais.

      Eliminar


    3. Eu sei que você viveu nos Estados Unidos.

      Os Estados Unidos tiveram uma política externa correcta até ao Bush pai. Depois, com Clinton a coisa começou a asnear. Foi no consulado de Clinton que os neocons se estruturam em uma ideologia política.

      A ideia segundo a qual “a Ucrânia é o epicentro da luta do capitalismo contra o comunismo”, é falácia. A Rússia tem 93 bilionários, ao passo que a Inglaterra tem 80 e a Alemanha tem 72 bilionários. O que assistimos hoje é a uma luta de uns bilionários contra outros bilionários. A Rússia não é um pais comunista!. Tem mais bilionários do que a maioria dos países ocidentais.

      http://goo.gl/Gncuve

      Eliminar
    4. Sim, vivi oito anos nos Estados Unidos, mais propriamente na Virginia e muito próximo de Washington D.C.

      Por acaso o meu irmão até é cidadão americano, coisa que eu não sou, pois nasci em Faro e apenas tenho um único passaporte que é o português.

      O que eu não gosto nos Estados Unidos é da forma como o País é controlado por Wall Street. Quanto aos russos, sou um apaixonado pela cultura russa e é um País que me fascina bastante. Já fui um admirador de Putin, mas fiquei muito desiludido quando vi o que ele estava a fazer na Ucrânia, da mesma forma que sempre condenei a intervenção dos Estados Unidos, UE e NATO na Ucrânia.

      Eu não considero que a Ucrânia seja o epicentro da luta do capitalismo contra o comunismo pelo simples motivo de que a Rússia já não é um País comunista. Essa batalha já terminou em 1991...

      O que eu penso sobre o actual conflito na Ucrânia já foi exposto por mim em vários artigos publicados no meu blog e um no Diário Notícias como pode contatar nestes links:

      http://historiamaximus.blogspot.pt/2014/12/que-mal-fizeram-os-ucranianos.html

      http://historiamaximus.blogspot.pt/2014/05/o-martirio-da-ucrania.html

      http://historiamaximus.blogspot.pt/2014/02/dois-olhos-e-um-cerebro-uma-premonicao.html

      http://www.dn.pt/inicio/opiniao/jornalismocidadao.aspx?content_id=3806678&page=-1

      Eliminar

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.