sexta-feira, 13 de março de 2015

A “Direita” de Passos Coelho: apelar à Pátria é “distrair as massas”

 

“Não é a primeira vez que a extrema-esquerda apela aos sentimentos nacionalistas para distrair as massas e afastá-las do que é importante. No caso do Syriza não se trata apenas de desespero, mas também de ideologia.”

Nacionalismo: desespero e ideologia

Vindo da chamada “Direita”, ¿como se há-de classificar “isto”? ¿O que é que se passa com a Direita? ¿Tornou-se internacionalista? ¿será que esta “Direita” tem cérebro?

Esta “Direita” — a de Passos Coelho — critica o nacionalismo e o patriotismo, mas apenas quando se refere a Portugal.

Quando (por exemplo) a Alemanha é nacionalista e patriótica através de Angela Merkel e do senhor Schäuble, então o patriotismo da Alemanha é bom; mas quando um qualquer português é patriota e nacionalista, ou é da extrema-esquerda ou é da extrema-direita.

Hoje é a própria “Direita” que diz que os patriotas são “faxistas”. ¿Esta merda é Direita?!!!

Esta “Direita” de Passos Coelho e o Partido Socialista de António Costa partilham a mesma visão internacionalista de apanascamento de Portugal a qualquer bicho careta que venha da estranja. A forma como esta gente vê o nosso país é confrangedora; chega a ser absurda, porque o sentido que se dá à nossa (mas não as dos outros países) comunidade enquanto nação é um sentido negativo: critica-se o nacionalismo mas não se diz o que oferecem em troca — talvez porque a contrapartida  seja inconfessável.

Quando a Islândia anuncia hoje que não só não quer entrar para a União Europeia como até despreza Bruxelas, vem esta gente denunciar a “ideologia do nacionalismo” — como se a nação fosse produto de uma qualquer ideologia.

4 comentários:

  1. Por vezes mais valia estares quieto...
    Choca te esta frase?
    "Não é a primeira vez que a extrema-esquerda apela aos sentimentos nacionalistas "

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Com todo o respeito possível:

      eu já me de conta, através dos seus comentários ao longo do tempo, de que por vezes você tem dificuldade em compreender aquilo que escrevo. Pode ser um problema meu de comunicação, e por isso vou tentar explicar-me melhor.

      Eu estou-me nas tintas para o facto de, alegadamente, a extrema-esquerda utilizar, ou não, sentimentos nacionalistas — é para o lado em que eu durmo melhor.

      O que me preocupa é que se critique a extrema-esquerda, ou seja quem for, por ser nacionalista e patriota. ¿Será que você agora percebeu o que eu quis dizer?

      Defender a nação não é defeito, seja da parte de quem for. Se você pensa que a defesa da nação é uma malfeitoria, então peço-lhe que não comente mais aqui.

      Eliminar
  2. Orlando, sentimentos nacionalistas vindos da extrema esquerda só me recorda o partido de Hitler ou " to a lesser extent" Le Front Nacional de JMLePen apelando a sentimentos nacionalistas invocando Santa Joanna D'Arc ; (nunca comprendi o que é extrema direita).
    A mim o Q me choca sao coisas destas: (Um Traidor lado a lado com Regente do Reino)
    http://realfamiliaportuguesa.blogspot.ca/2008/10/um-livro-que-recomendo-o-livro-dom.html
    Por ter nascido no Congo Português [E se tivesse nascido em Anno Bom ou em Malaca como o Padre Lancelote (malaio de olhos verdes) Q conheci em Macau], sinta mais esse tal sentimento "Patriotismo"?....

    ResponderEliminar
    Respostas



    1. Talvez você considere o Salazar como sendo de esquerda, ou o Reagan também — porque foram ambos nacionalistas. A Front Nationale de Marine Le Pen não é de esquerda, de modo nenhum. Se Salazar, Reagan e a Marine Le Pen são de esquerda, o que será a direita para você?

      Eliminar

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.