quinta-feira, 23 de abril de 2015

Ana Maria Caetano na entrevista de ontem na RTPn


ana-maria-caetano-webAna Maria Caetano, filha de Marcello Caetano, esteve ontem em uma entrevista na RTPn. Confesso que nunca a tinha visto “ao vivo” e foi uma agradável surpresa. O que não foi surpresa foi o entrevistador que ainda não se deu conta do carácter intimista daquele tipo de entrevistas e que, por isso, não deveria servir para “tirar um furo” jornalístico.

¿Por que foi uma agradável surpresa? Em primeiro lugar porque, para uma mulher de 77 anos 1, está muito bem conservada, física e mentalmente, rápida no raciocínio, perspicaz e até com uma certa sagacidade que lhe permite responder, sempre de forma afável, a determinadas perguntas estúpidas.

Foi também para mim uma surpresa a entrevista porque parece que a comunicação social (também chamada de “me®dia”) finalmente acordou para a realidade da História de Portugal, vencendo mesquinhos preconceitos de uma certa casta política egológica que pretendeu “apagar” a história um pouco à moda de Estaline, retirando a memória de portugueses ilustres da fotografia histórica. Essa casta política umbiguista ainda existe, mas foi já derrotada pela realidade dos factos.

Nota
1. fiz as contas: se ela tem mais 10 anos do que Marcelo Rebelo de Sousa, terá hoje 77 anos; obviamente que nunca se deve dizer a idade de uma senhora senão para a elogiar.

3 comentários:

  1. A Ana Maria Caetano já tinha anteriormente dado esta entrevista ao Manuel Luís Goucha em 2012, não sei se o Orlando já conhece:

    https://www.youtube.com/watch?v=1eXvW5Djo78

    ResponderEliminar
  2. Eu também não vejo nada do Goucha, mas andava a pesquisar na net sobre a Ana Maria Caetano e depois fui ver se havia algum video dela no youtube e encontrei essa entrevista. Verdade seja dita, que na mihinião o Goucha até fez um bom trabalho nesse caso.

    Aqui deixo o link para a entrevista que a Ana Maria Caetano deu ontem na RTPn e que já está disponível para quem como eu ainda não a viu:

    http://www.rtp.pt/play/p1718/e192513/grande-entrevista

    ResponderEliminar

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.