sábado, 5 de dezembro de 2015

O marxismo-cantinflismo do José Pacheco Pereira

 

O José Pacheco Pereira começa aqui o seu discurso com uma verdade insofismável: não é possível ter a certeza do futuro. O futuro é contingente (S. Tomás de Aquino).

Mas depois o José Pacheco Pereira serve-se dessa verdade para negar a categoria da “probabilidade”.


cantinflas-marxista-web

No sentido da epistemologia (mas não da matemática), a probabilidade opõe-se à certeza. Karl Popper explicou muito bem isto através da analogia do “dado viciado”: se um dado tem numa das faces uma pequena adição de peso em chumbo, a probabilidade de “sair” o número da face oposta é muito maior do que a probabilidade de “sair” outro dos números das seis faces do dado.

No sentido epistemológico, temos quatro categorias da credibilidade: a possibilidade ou a impossibilidade (é possível que chova amanhã), a verosimilhança (é credível que chova amanhã), a probabilidade (é provável que chova amanhã), e a certeza (“Vai chover, amanhã!” — resposta: “Vai tu!”).

Esta confusão de José Pacheco Pereira, que se caracteriza pela negação simultânea da certeza do futuro (cuja defesa caracteriza, por exemplo, o marxismo-leninismo do Partido Comunista e do Bloco de Esquerda, mas também o neoliberalismo hayekiano com o “Fim da História” de Francis Fukuyama) e da categoria da probabilidade, faz com que “o futuro seja aquilo que nós quisermos”, transformando a “certeza marxista do futuro” (determinismo histórico de Karl Marx ) na “certeza do futuro segundo a nossa vontade” (a força da vontade de Nietzsche).

Esta negação simultânea da certeza do futuro, por um lado, e da categoria da “probabilidade”, por outro lado — é uma característica do marxismo-cantinflismo do José Pacheco Pereira e do Partido Socialista.

A História já nos demonstrou que as economias socializadas (estatizadas) não têm sucesso. Mas o marxismo-cantinflismo do José Pacheco Pereira não lhe permite ver a realidade.

 

2 comentários:

  1. Du video.... la France n' repond Q pour 1% du Co2 mondiale ... eu pergunto e Portugal :)

    ResponderEliminar
  2. O olhar...... Viva Cristo rei et Q Dieu vous garde!

    (a intervista foi no Domingo de Cristo Rei)

    ResponderEliminar

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.