quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Sobre a polémica das armas nos Estados Unidos

 

Eu sou a favor ao porte de armas generalizado, como acontece, por exemplo, na Suíça.

“In 2005 over 10% of households in Switzerland contained handguns, compared to 18% of U.S. households that contained handguns. In 2005 almost 29% of households in Switzerland contained firearms of some kind, compared to almost 43% in the US.[5] According to current estimations of guns per 100 residents is about 25,[6] which is, for example, lower than Germany, France, or Austria”.

Mas uma coisa é o direito, facilitado e simplificado por lei, ao porte de arma; e outra coisa é o direito a ter um arsenal em casa como acontece dos Estados Unidos.

O problema dos Estados Unidos não é o de o cidadão ter o direito a transportar consigo uma Glock; o problema é o de a lei americana permitir a compra de uma AK47 como quem compra um sabonete, por exemplo.

No meio disto tudo temos os extremistas: por um lado, a Esquerda que pretende desarmar a população para melhor poder controlar o Poder; e por outro lado, uma certa “direita” que acha que é aceitável que um cidadão tenha até uma bomba nuclear em casa.

2 comentários:

  1. "o problema é o de a lei americana permitir a compra de uma AK47 como quem compra um sabonete, por exemplo."

    Com apenas 10 anos de idade já eu dava os meus primeiros tiros de AK-47 nos Estados Unidos. Lá é assim, as armas são um culto, está profundamente enraizado na cultura americana.

    Já escrevi um artigo sobre esse fantástica espingarda automática aqui:

    http://historiamaximus.blogspot.pt/2013/05/ak-47-arma-que-revolucionou-guerra.html

    ResponderEliminar
  2. Parece-me um caso de porte d'armas :)

    Syed Rizwan Farook, 28, & wife or fiancee Tashfeen Malik, 27 ....

    ResponderEliminar

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.