Como é sabido, a ciência parte do princípio de que se corrige a si mesma. Mas, paradoxalmente, este princípio de auto-correcção da ciência conduziu hoje à ideia de que a ciência não erra — porque se ela se auto-corrige, os erros são apenas incidentes menores no percurso que legitima a ideia imanente de “perfeição da ciência”.
O cientista é hoje concebido como uma espécie de super-homem cujos “super-erros” apenas legitimam a sua supra-naturalidade — porque os erros do “cientista super-homem” têm uma importância menor, assim como erros do deus grego Zeus não lhe retiravam a divindade mas antes catapultavam o estatuto do erro divino para uma dimensão sobrenatural. Hoje, a ciência é um mito e os cientistas fazem parte de um panteão.
Lemos aqui uma história verdadeira de uma mulher italiana que desejava engravidar por intermédio de inseminação artificial (vulgarmente chamada de “IVF”). Porém, aconteceu um erro humano: houve uma troca de embriões na clínica de fertilização, e foram-lhe implantados os embriões de um outro casal que também estava à procura de uma gravidez.
Naturalmente que a referida mulher, grávida de gémeos, diz que os filhos são seus porque é ela que está grávida e é ela que vai parir as crianças. Já o casal “proprietário” dos embriões diz que os filhos são seus, porque os genes das crianças estão relacionados com o casal.
Gerou-se uma guerra jurídica entre a mulher e o casal, mas ninguém colocou em causa a possibilidade de erro científico e/ou técnico. Ninguém critica o procedimento da IVF. A ciência tornou-se sobrenatural e, por isso, isenta de erros. Os erros da ciência transformaram-se em uma espécie de “necessidade” isenta de qualquer contingência — e, como tal, não são considerados erros humanos propriamente ditos.
Espantosa foi a solução para o problema apresentada pela bio-ética italiana: a mulher e o casal, em conjunto, devem participar na criação e educação das crianças!
Em vez de tentar remediar um erro humano, a bio-ética justifica o erro técnico-científico “sobrenatural” criando um problema maior. Em nenhum momento a IVF é colocada em causa: em vez disso, “empurra-se o problema com a barriga” e complica-se ainda mais aquilo que seria relativamente simples de resolver: se não podem ter filhos, adoptem crianças!
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