sábado, 9 de agosto de 2014

O farol de Kéréon, ao largo da Ilha de Bannec, no canal de Fromveur, no Mar de Iroise, Bretanha, França

 

Tem circulado na Internet — principalmente em sítios brasileiros, por exemplo aqui e aqui, e também no Facebook — um vídeo que ilustra (alegadamente) a troca de turno dos faroleiros de uma ilha dos Açores. O vídeo é o que se segue:


 

Eu próprio caí no engodo e acreditei de que se tratava de um farol dos Açores, já que não conheço todos os faróis dos Açores, como é razoável. Mas aquele farol, em particular, era-me completamente estranho; nunca o tinha visto em qualquer imagem de televisão em Portugal. E por isso fui investigar.

Cheguei à conclusão de que o farol não é dos Açores. Antes, é o chamado “farol de Kéréon”, ao largo da Ilha de Bannec, no canal de Fromveur, no Mar de Iroise, na província francesa da Bretanha. Os faroleiros e os tripulantes do barco apresentam uma tipologia latina (de tez morena, própria dos homens do mar), e talvez por isso a confusão com faroleiros portugueses.

De qualquer modo é de notar como a Internet é hoje um veiculo ideal para transmissão do mito moderno.

farol de Kereon


farol da ilha Bannec Bretanha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.