domingo, 17 de janeiro de 2016

Cuidado com as ofertas de construção de drones !

 

A imagem abaixo apareceu no Facebook, acompanhada por uma ligação a um sítio onde se pode fazer a inscrição para aulas de construção de drones, em troca de 497 Euros (com os componentes do drone incluídos no preço!).

contrução-de-drones

Se partirmos do princípio de que a operação comercial é legal, o preço de 497 Euros inclui o IVA e, portanto, o preço líquido do drone — alegadamente construído pelo próprio cliente — é de 404,06 Euros!

A promoção da venda é uma fraude. Vamos ver por quê.

Por exemplo, inclui nela uma máquina de vídeo da marca GoPro Hero 3, que custa cerca de 200 Euros. O cliente é levado ao engano, pensando que a máquina de vídeo está incluída no preço final. A imagem deveria ter uma referência ao facto de a máquina de vídeo não estar incluída no preço.

O drone montado pelo próprio cliente não tem sistema de transmissão de vídeo em tempo real para terra — ou seja, mesmo que o cliente compre uma máquina de vídeo GoPro, não saberá o que está a filmar durante o voo do drone (não pode ver as imagens em tempo real). O cliente está a ser enganado, pensando que compra um drone que lhe permita fazer vídeos.

O drone não tem garantia de venda de 48 meses, que é obrigatória por lei. Se, por acaso, o drone avaria e/ou cai em pleno voo, a entidade que promove aquela venda não assumirá qualquer responsabilidade da venda — o que é ilegal.

O drone não tem a certificação de qualidade C.E. — que é obrigatória em Portugal. O drone é montado com componentes avulsos de um fabricante chinês, mas o conjunto das peças montadas não tem certificação de qualidade legal.

O mercado de drones precisa de urgente regulação legal. Quando um drone construído ad hoc e em casa, cair em cima de uma pessoa e matá-la, só então teremos os políticos preocupados com a regulação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.