sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Não vamos exagerar na pureza da língua; ou então acabemos com a república

 

Um leitor escreveu-me criticando o facto de eu ter escrito “a juiza”, e não “a juiz”.

Mas se consultarmos os dicionários portugueses segundo a reforma de 1945, já aparece “a juíza”. Eu tenho vários dicionários portugueses (e um brasileiro) com a reforma de 1945, e o feminino de “juiz” já lá está.

O problema é o de saber se devemos voltar ao tempo de antes da reforma de 1911, no tempo em que phoda se escrevia com ph. Eu até concordaria com a obliteração de todas as reformas desde que a república fosse obliterada com elas.

Claro que podemos dizer “senhora doutora juiz” (soa melhor, ao ouvido). Mas a verdade é que, com a reforma de 1945, iniciou-se a destruição da língua portuguesa. E segundo essa reforma, “a juiza” é legal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.