quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

A ética que retira a privacidade ao cidadão

 

Já algum tempo que, no Ocidente, o cidadão apenas abandona o espaço público quando vai dormir umas horas, e já antes de surgir a Internet e o Edward Snowden.

O esvaziamento do espaço privado do cidadão coincidiu, em grande parte e grosso modo, com a derrocada do comunismo que, por sua vez, se tinha especializado em retirar ao cidadão a sua privacidade. Isto significa que a derrocada do comunismo significou o fim de um sistema político mas não das suas ideias fundamentais que foram “recuperadas” pelo Ocidente.

O termo “recuperar” tem aqui um significado específico que convém esclarecer. Dou o exemplo do cantor americano Bob Dylan: surgiu como um cantor anti-sistema político americano, mas foi “recuperado” pelo “sistema” americano, e passou mesmo a ser um símbolo desse sistema. O mesmo se passou com o marxismo cultural: foi “recuperado” pela direita Goldman Sachs e é hoje parte integrante do sistema.

A “recuperação” ideológica é uma forma de síntese dialéctica, e de obediência de uma certa direita à dialéctica marxista — o que significa que o marxismo está longe de estar morto, pelo menos enquanto existir uma direita que vá “recuperando” alguns dos seus conceitos. A essa “recuperação” do marxismo cultural por parte da direita Goldman Sachs — por exemplo, o partido “conservador” inglês — chamamos de “politicamente correcto”.


¿Podemos dizer que é científica uma actividade que, com a intenção de descobrir alguma coisa, se socorre de procedimentos, metodologias e técnicas que a ciência usa, mas despreza os mais elementares princípios éticos?

O que a Helena Damião pretende perguntar é se a ciência se deve submeter à ética — uma vez que a ciência não pode, de uma objectiva e evidente, determinar qualquer ética — porque a ciência não tem em devida consideração o subjectivo da dimensão humana.

Em princípio, eu diria que sim: que a ciência se deve submeter à ética. Mas surge depois um problema: ¿que ética? É preciso saber que ética é que deve submeter a ciência. ¿Poderá ser a ética do partido nazi alemão? Ou a ética do Partido Comunista de Estaline? Que ética deverá ser essa?

1 comentário:

  1. Tem de ser a boa ética, que necessariamente passa pelas virtudes, como diz São Thomas de Aquino, se não me engano: a ética da moral de Deus. Yuko.

    ResponderEliminar

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.