A Wikipédia recusa-se a retirar, do seu sítio na Internet, uma fotografia tirada pelo fotógrafo profissional britânico David Slater, alegando que a dita fotografia não pertence ao fotógrafo, uma vez que o macaco tirou uma “selfie”, e, portanto, segundo a Wikipédia, os direitos de autor da foto (abaixo) pertencem ao macaco.
Durante uma viagem à Indonésia, em 2011, o fotógrafo David Slater viu a sua máquina fotográfica ser manipulada por um macaco que tirou várias fotos ao acaso, obviamente sem ter consciência do que estava a fazer. Uma das fotos que o macaco tirou foi um auto-retrato (selfie). Perante a reclamação de direitos de autor por parte do fotógrafo britânico, a Wikipédia recusou-se a retirar a foto do seu sítio na Internet alegando que “os direitos de autor são do macaco, porque ele tirou uma selfie”.
“Wikimedia, the non-profit organisation behind Wikipedia, has refused a photographer’s repeated requests to stop distributing his most famous shot for free – because a monkey pressed the shutter button and should own the copyright.”
Sem comentários:
Enviar um comentário
Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.