segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

O papel do Espírito Santo na eleição do papa Bergoglio

 

Fazendo jus à sua fama de inovador, o cardeal Bergoglio resolveu alterar o papel do Espírito Santo na eleição papal: a partir do papa Bergoglio, a função do espírito santo na Igreja Católica passou a ser “de orelha”.

Was there a secret plot to elect Cardinal Jorge Mario Bergoglio at the papal conclave last year? Did Bergoglio — who became Pope Francis at that conclave — give the go-ahead to such a plan? And does that campaign call his election, and his papacy, into question?”

Parece agora que há dois tipos de espírito santo: o Espírito Santo propriamente dito, e o espírito santo “de orelha”. No caso da eleição do papa Bergoglio, alguns cardeais resolveram liderar um processo de jogo previamente combinado — porque essa coisa do Espírito Santo é imprevisível: não há nada como um jogo em que se tem a certeza que se vai ganhar.

Como o Espírito Santo foi afastado da equação a favor do espírito santo de orelha, a Igreja Católica passou a ser uma espécie de partido político com facções. Em em vez de ser Sua Santidade o Papa, o papa Bergoglio passou a ser a “sua sumidade o secretário-geral do partido”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.