quarta-feira, 25 de março de 2015

A presciência de Deus e o livre-arbítrio do ser humano

 

O Domingos Faria faz aqui a “demonstração lógica” da incompatibilidade entre a presciência de Deus, por um lado, e o livre-arbítrio, por outro lado. Porém, e independentemente da veracidade ou da falsidade do raciocínio do Domingos Faria, há que atender ao seguinte:

1/ há que definir “tempo”. O Domingos Faria refere-se ao “tempo”, mas há que saber o que significa o “tempo” para que o seu (dele) raciocínio faça algum sentido.

2/ os axiomas da lógica não se aplicam na realidade quântica. O paradoxo do formalismo matemático é o de que demonstrou que os princípios fundamentais da lógica, como o princípio da identidade , da não-contradição e do terceiro-excluído, não se aplicam no microcosmos. No microcosmos, a lógica do Domingos Faria é uma batata.

3/ por isso, quando falamos na presciência de Deus, por um lado, e no livre-arbítrio do ser humano, por outro lado, estamos a falar de factos que pertencem a diferentes dimensões da realidade — seria como se estivéssemos a colocar num mesmo plano de análise melões e aviões.

4/ quando falamos no livre-arbítrio humano, não precisamos da lógica formal para nos ajudar a percebê-lo: basta-nos a lógica proposicional.

Quando olhamos para o passado da nossa vida, dá-nos a sensação de que tudo o que nos aconteceu não poderia ter acontecido de outra forma — dá-nos a sensação de um determinismo. Mas se olharmos para o presente, e perante as várias possibilidades de acção que podemos conceber em uma situação concreta, então verificamos que o livre-arbítrio existe de facto. Não precisamos da lógica formal porque é uma evidência.

5/ não podemos falar na presciência de Deus sem, pelo menos, termos uma noção bastante precisa — através de símbolos — da realidade quântica que anula a lógica que utilizamos na realidade macroscópica e que é indispensável à sobrevivência do ser humano. Na medida em que o Domingos Faria mistura planos da realidade que são incompatíveis, o raciocínio dele não se aplica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.