quarta-feira, 2 de março de 2016

A Elisabete Rodrigues está na “idade dos porquês”

 

Quando as crianças tem 4 ou 5 anos, entram na “idade dos porquês”.

— “Mãe, por que existem as estrelas?”

e a mãe fica embaraçada, sem saber responder.

— “Ó filho, as estrelas existem porque... existem!”

A Elisabete Rodrigues parece estar nessa fase de crescimento:

“Algumas figuras públicas têm servido de exemplo para esta discussão. A cantora britânica Adele levou recentemente o seu filho vestido de princesa à Disney. Por que não haveria de o fazer?”

Os homens adoram vestir-se de mulher (Elisabete Rodrigues)


Dado que eu defendo que o Estado não tem nada que meter o bedelho na forma como a Adele educa o seu filho, penso que a Adele pode vestir o seu filho de ornitorrinco ou de equidna, se ela quiser. Mas isso não é educar.

A educação é a execução de métodos e procedimentos destinados a assegurar a formação e o desenvolvimento de um ser humano.

Kant escreveu que “o Homem é a única criatura que deve ser educada”, porque, não sendo guiada pelo instinto, deve obter através da cultura o que a Natureza lhe negou.

Segundo Kant, a educação contém dois aspectos: a disciplina e a instrução.

A disciplina é a parte negativa da educação: ela habitua a criança a suportar o constrangimento das leis e das normas, ajudando-a a ultrapassar o seu estado selvagem original.

A instrução é a parte positiva da educação (segundo Kant), porque é a acção de formar e enriquecer o espírito pela transmissão do saber e pelo estudo.

Segundo Hannah Arendt ( “A Crise da Cultura”), a educação das crianças deve ser conservadora, autoritária e protectora, porque as crianças devem ter o seu próprio espaço para crescer sem imposições “progressistas” dos adultos, por forma a serem elas próprias adultas originais no futuro.

Portanto, a Adele não concorda nem com Hannah Arendt nem com Kant. Está no seu direito. Agora só falta convencer a Elisabete Rodrigues a deixar de chuchar no dedo — que chupe um sorvete, por exemplo. Ou isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.