terça-feira, 15 de março de 2016

O José Riço Direitinho e a crítica a Henrique Raposo

 

O Henrique Raposo escreveu um ensaio acerca da cultura alentejana, mas um crítico (um tal JOSÉ RIÇO DIREITINHO) pensa que ele deveria ter escrito um tratado antropológico sobre o Alentejo.

Diz ele que se trata de um “retrato desfocado”, como se fosse possível fazer um “retrato focado” do Alentejo. E quando não gosta da mensagem do Henrique Raposo, tenta matar o mensageiro.

O Henrique Raposo quis dar uma noção do Alentejo; o Direitinho queria que o Henrique Raposo nos desse um conceito do Alentejo. Ora, uma noção não é um conceito. Sobre o Alentejo podemos escrever uma biblioteca inteira (conceito de Alentejo), com a certeza de que o retrato nunca fica completo e “focado”. Ou seja, esta crítica é muito pobre.

Diz o Direitinho que o Henrique Raposo generaliza a partir das suas próprias experiências pessoais. Ou seja, o Direitinho pretendia que o Henrique Raposo abdicasse do seu juízo universal. O Direitinho acusa o Henrique Raposo de falácia da generalização ao mesmo tempo que usa a falácia de acidente.

Não é possível analisarmos qualquer coisa sem generalizarmos a partir da experiência.

A própria ciência generaliza, e de tal forma que as leis da gravidade são, em tese, aplicáveis em qualquer ponto do universo. Isto não significa que não possam haver, em teoria, mais ou menos excepções à regra: é claro que nem todos os alentejanos têm as características que o Henrique Raposo descreve no ensaio, e ele próprio chama à atenção para esse facto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.