sábado, 28 de maio de 2016

Quando a democracia assusta, então é “populismo”

 

“Populismo é o nome que os democratas usam quando a democracia os assusta” — Nicolás Gómez Dávila.


Face à ascensão de Donald Trump nas sondagens, um jornalista de um jornal conservador americano defende publicamente a ideia segundo a qual o voto deve ser restrito a uma “elite esclarecida”. Sublinho: “conservador”.

É este um dos problemas da democracia.

Um outro problema da democracia, é o de que quem saca prebendas do Estado e não paga impostos, vota sempre no sentido de manter o seu estilo de vida parasita. E por isso há quem defenda que só deve votar quem paga impostos ao Estado. Eu vou mais por esta ideia.

pendulum-loop3¿Por que razão o Donald Trump é popular nos Estados Unidos?

Porque os americanos sofreram dois mandatos desastrosos de Obama. Quando há excessos, na Natureza, esses excessos são compensados com excessos em sentido contrário, até que se estabeleça um equilíbrio natural. Donald Trump é o “excesso” que sucede ao “excesso Obama” — o que é natural e democrático.

O que pode surpreender é que ninguém apelou a um voto selectivo quando Obama concorreu às eleições; a democracia desvirtuou-se de tal forma, que qualquer manifestação de oposição a uma determinada corrente política é considerada “populismo”.

Se 99,99 % da população votasse em Hillary Clinton, a Esquerda (e os CU-servadores) consideraria isso como “democrático”; mas se 51% votar em Trump, já é “populismo”.

2 comentários:

  1. Os mesmos Q:

    Washington Post assigns army of 20 to dig into 'every phase' of Trump's life

    http://www.washingtonexaminer.com/washington-post-assigns-army-of-20-to-dig-into-every-phase-of-trumps-life/article/2591021

    ResponderEliminar
  2. Por falar em democracia eleitoral http://economico.sapo.pt/noticias/uma-das-vilas-mais-ricas-da-europa-prefere-pagar-multa-a-ter-de-acolher-refugiados_250757.html

    ResponderEliminar

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.