sexta-feira, 26 de setembro de 2014

O Frei Bento Domingues é psicótico

 

Os católicos — porque são esses que interessam para este caso, e não agnósticos ou ateus — que leiam esta entrevista do Frei Bento Domingues na revista Visão.

fbdPor um lado, Frei Bento Domingues pretende um regresso à Igreja primordial; mas, por outro lado, pretende que a linha católica primordial — marcada por gente como Orígenes ou Santo Agostinho, entre centenas de outros que, muitos deles, foram mártires — seja revogada. Ou seja, vinda de um frade católico, esta incongruência revela um delírio interpretativo próprio de uma psicose  (porque ele próprio parece não ter consciência da sua condição: para combater a acédia, caiu numa psicose).

Ou, de outro modo e para salvarmos as aparências, poderíamos dizer que o Frei Bento Domingues pretende ter “sol na eira e chuva no nabal”: pretende ter uma Igreja primordial transportada para o Zeitgeist actual e que tolere o aborto, aceite o "casamento" gay, promova o casamento dos sacerdotes (que podem passar a tolerar o aborto das respectivas esposas), defenda a protestantização da Igreja Católica e a destruição da centralidade do Vaticano, organize a ordenação de mulheres, etc..

Neste segundo caso, a situação ainda é mais grave: já não se trataria de uma psicose — que tem desculpa — mas de uma incongruência baseada em uma má-fé de índole diabólica.

Em um debate comigo — que não sou um teólogo! —, o Frei Bento Domingues seria confrontado com as suas contradições. O problema é que os me®dia politicamente correctos, por um lado, e a hierarquia da Igreja Católica está minada por dentro; e, por isso, ninguém reage.

Mas depois de passada a moda do Zeitgeist, o Frei Bento Domingues será julgado e recordado por aquilo que é: ou um psicótico ou um retórico maquiavélico ao serviço do anticristo.


Ficheiro PDF da entrevista do Frei Bento Domingues: clique aqui.

1 comentário:

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.