terça-feira, 18 de novembro de 2014

A favor dos Vistos Dourados

 

visto_goldTomara que todos os ricos do mundo tivessem residência em Portugal. Eu prefiro estar perto dos ricos que longe deles. Um rico é, em juízo universal, alguém que fez pela vida e que despreza a indolência própria de um certo tipo de português do sul arreigado aos “amanhãs que cantam”.

Isto não significa que os ricos tenham carta branca para fazer o que quiserem — incluindo práticas de corrupção activa. Os ricos também estão sujeitos à lei. Por isso é que existe o Estado de Direito, e há que separar a condição de rico, por um lado, dos actos de corrupção, por outro lado. A corrupção não é uma característica exclusiva dos ricos: em vez disso, a corrupção pertence à condição humana em geral.

Não é por existir contrafacção de moeda que devemos acabar com a moeda. Não é por existir corrupção em alguns quadros do Estado que devemos acabar com os Vistos Dourados.

Se a União Europeia nos está a “comer de cebolada”, faz todo o sentido aproveitarmos dela quaisquer benefícios que possamos obter.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.