quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

A União Europeia e os critérios políticos duplos

 

Quando, em 1999, o partido político dito de extrema-direita Freiheitliche Partei Österreichs, dirigido pelo homossexual Jörg Haider, ganhou as eleições na Áustria, a União Europeia considerou o governo austríaco ilegítimo e impôs sanções à  Áustria.

Quando o Syriza, um partido dito da extrema-esquerda, ganha as eleições na Grécia com um primeiro-ministro comunista, este é recebido em todas as capitais da Europa.

2 comentários:

  1. Respostas



    1. Não é um epíteto. Um epíteto é um nome ou um cognome. Por exemplo, o rei D. Dinis tinha o epíteto ou cognome de “Lavrador”. O epíteto não faz parte da pessoa: é apenas uma qualificação que se dá à pessoa e que pode não corresponder à realidade.

      No caso vertente, a homossexualidade do senhor é uma característica real do dito cujo. A homossexualidade do senhor é um facto, e não propriamente um epíteto.

      Por exemplo, quando eu digo:

      “o socialista Mário Soares é um imbecil”,

      “imbecil” é um epíteto, mas “socialista” é um facto. O problema surge quando o facto — socialista, ou homossexual — assume um cariz pejorativo, mas isso depende das pessoas: há quem goste.

      Eliminar

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.