sábado, 30 de janeiro de 2016

As discussões de “lana caprina”

 

Lembro-me do meu falecido sogro, um campesino analfabeto mas homem digno e honesto, sentado no escano à lareira do Inverno rigoroso de Trás-os-Montes, dizer-me em tom solene: “essa coisa que dizem na televisão, de terem ido à Lua, é mentira!”.

Era o que me faltava contradizê-lo! De nada adiantaria. A ideia de que um homem pudesse “voar” até à Lua era-lhe totalmente absurda. Limitei-me a sorrir e a tergiversar.

Imaginem, agora, que eu puxava dos catrapázios da ciência para entrar em uma discussão com aquele bom homem: só demonstraria a minha inferioridade moral em relação a ele — porque ambos possuíamos “armas” epistemológicas antitéticas e assimétricas. Seria uma discussão de lana caprina.

Porém, há pessoas que admitem como boa, uma discussão de lana caprina. É o caso do Ludwig Krippahl.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.