segunda-feira, 21 de março de 2016

O lápis azul da União Europeia

 

“Os Estados devem fazer uso de várias medidas para sancionar a circulação "de discursos de ódio", mas tentando ao máximo salvaguardar a liberdade de expressão, recomendou aos seus 47 Estados membros, entre eles Portugal, o órgão interno do Conselho da Europa responsável por políticas anti-racistas”.

Estados devem sancionar "discursos de ódio"

A União Europeia começa a entrar em terreno movediço. ¿O que é “discurso de ódio”? O artigo responde:

“O "discurso de ódio" é definido como assentando na tese "de que uma pessoa ou um grupo são superiores a outros"”.

Por exemplo, quando eu digo que “a cultura islâmica trata a mulher abaixo de cão”, ¿isto é “discurso de ódio”? Quando eu digo que a cultura alemã, por exemplo, é superior à cultura turca, ¿incorro em “crime de ódio”?

O grande Fernando Pessoa escreveu o seguinte:

visado“O patriotismo, vimos nós e demonstrámos, é a base do instinto social — é, mesmo, o único instinto social verdadeiro; não é, de resto, mais que um egoísmo colectivo, ou, melhor, a forma colectiva do egoísmo, base de toda a vida psíquica.

Demonstrámos também que, ao contrário da inteligência, que busca compreender, e, pois que o busca, não pode odiar o que compreende, o instinto odeia tudo quanto não seja ele, que o instinto é, portanto, radicalmente antagonista. No campo individual, isto dá a ânsia da concorrência, a tendência constante para esmagar e entravar o esforço alheio (no que individual) que é a base da vida da humanidade, a causa dolorosa de toda a civilização.

Se o amor é a fonte de toda a vida individual, o ódio é a fonte de toda a vida social. É do ódio entre homem e homem que a civilização nasce, e não só do ódio entre o homem e o homem, como do ódio entre nação e nação”.

→ Fernando Pessoa (“Do sufrágio político e da opinião pública”)

O que a “elite” política europeia pretende é eliminar o instinto dos povos da Europa, reduzindo os cidadãos dos vários países a uma massa amorfa.

Essa gente tem que ser combatida, nem que seja a tiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.