quinta-feira, 28 de abril de 2016

¿Por que é que a Raquel Varela não se dedica à História?

 

A Raquel Varela faz aqui uma confusão de grelos! Aliás, já desisti de tentar compreender o arquétipo mental da criatura.

“Existia em 1974 no sector industrial 1.246.000 de tipos, em 2011, 1.272.9 (mais portanto ligeiramente em 2011 do que em 1974!) e em 2015, já depois de uma sangria migratória e imobilização da capacidade produtiva 1.107.000. E escrevo sobre números brutos porque por força da tecnologia a produção de valor pelo mesmo número é muito superior…Ou seja o país está mais rico (outro grande mito, o de que somos um país pobre)”.

Vejamos aqui a análise de um economista:

“O Índice de Desenvolvimento Humano calculado pela ONU é o índice sintético mais utilizado para medir e comparar o desenvolvimento dos países. Foi calculado pela primeira vez em 1975 (normalmente, é calculado com dados estatísticos dos dois últimos anos, neste caso 1973, 1974).

Nesse ano existiam apenas 23 países com um IDH superior a Portugal (o IDH de 1975 não está calculado para a Alemanha, mas considerei ser superior ao de Portugal). Portanto, o Estado Novo deixou Portugal como o 24º país mais desenvolvido do mundo.

Em 2015 Portugal era o 43º país mais desenvolvido do mundo, segundo o mesmo indicador”.

Ou seja, Portugal era mais rico — em termos relativos, obviamente — em 1974 do que em 2015.

É óbvio que, ao longo de 40 anos, a economia portuguesa cresceu; mas não cresceu (nem de longe nem de perto) ao nível do crescimento verificado durante o Estado Novo (maldito Salazar! Faxista! Então, faxisto?!); e, entretanto, também se alterou o quadro político e macroeconómico: por exemplo, hoje não temos controlo sobre a política monetária, e a circulação de capitais é livre — o que não acontecia em 1974.

Portanto, dizer que o país é hoje “mais rico” quando o dinheiro foge a sete pés daqui para fora, só pode ser estupidez: um país “mais rico” teria a capacidade de ter uma Banca sólida. E isso só se faz com o afastamento radical de pessoas como a Raquel Varela da vida pública.

Mesmo que os números apresentados pela Raquel Varela sejam verdadeiros, o pico da indústria de mão-de-obra intensiva aconteceu na década de 1980 em Portugal; ou seja, o número de “tipos” trabalhando na indústria foi maior na década de 1980 quando comparado com os anos de 1974 e de 2011. Portanto, aconteceu de facto uma desindustrialização em Portugal.

2 comentários:

  1. Não é estupidez, é a desonestidade da canalha marxista. Essa mesma canalha dirá que o crescimento económico da URSS no tempo de Estaline foi notável. Mas se lhes dissermos que entre 1950 e 1973, em Portugal, foi excepcional, dirão que foi conjuntural e mais não sei quê. Servem o príncipe da mentira, mais nada. Comungam a sua essência maligna.

    ResponderEliminar
  2. É a desonestidade intelectual tão característica dos pseudo-intelectuais esquerdistas - na verdade, se é legítimo afirmar-se que hoje o país em termos absolutos está mais rico do em 1974, é igualmente legítimo afirmar-se que hoje o país poderia estar ainda mais ais rico não fossem todos os sobressaltos internos ocorridos ao nível económico-financeiro desde esse mesmo ano de 1974, nomeadamente os três resgates - três! - do FMI.

    ResponderEliminar

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.