terça-feira, 13 de março de 2018

Influência de ADN semita em Portugal: no sul são mouros

 

O Haplogrupo J1 é característica dos povos semitas, ou seja, árabes e/ou judeus. Por exemplo, o fundador do Islão, o Maomerdas, pertence por ADN mitocondrial ao Halogrupo J1.

No norte de Portugal, a influência semita (seja judia e/ou moura) no ADN da população é de 1%; no centro de Portugal passa a ser de 4,9%; e no sul de Portugal é de 7%. Por isso é que nós, aqui no norte, dizemos que “no sul são mouros”.

Haplogroup-J1-P58

2 comentários:

  1. The mtDNA haplogroup U6, of North African origin, is found in 2.39% of Iberian people, and the authors express surprise that it has a higher frequency in northern regions of Portugal compared to southern regions of Portugal, because they presume U6 came to Iberia during the period of Islamic rule from the 8th-15th centuries and "the Islamic political and cultural influence [...] lasted longer and was more intense in the south http://www.khazaria.com/genetics/portuguese.html

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. 1/ “North African” não é a mesma coisa que “negro”, nem “árabe”, nem “judeu”.

      “África do Norte” é igual a “berbere”.

      Os berberes receberam grande influência genética dos Vândalos e de outros povos germânicos. É normal ver berberes do norte de África com olhos azuis e cabelos louros!

      Ou seja: o ADN encontrado no norte de Portugal é também encontrado no Magrebe (norte de África) — não porque tenha havido uma emigração dos berberes para o norte de Portugal, mas antes porque os Vândalos e os Alanos passaram para o Magrebe, ainda antes da invasão árabe.

      Nota: os berberes não são árabes !

      2/ A região do Alto Douro interior foi ocupada pelos Alanos. Os Alanos passaram emigraram também para o Magrebe.

      Para mais informações:

      Genetic history of North Africa
      https://en.wikipedia.org/wiki/Genetic_history_of_North_Africa

      3/ você tomou a causa pelo efeito.

      Eliminar

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.