domingo, 13 de julho de 2014

Portugal praticamente já não tem intelectuais

 

Sobre a acomodação dos historiadores, Raquel Varela alarga a questão:

"Muitos intelectuais tornaram-se convenientes. Acho que o seu papel é ser contrapoder, seja qual for o poder. Não interessa o regime político ou se o intelectual o apoia ou não".

Daí que assista desconfiada ao "fenómeno comum no século XX da captação dos intelectuais pelos diversos regimes políticos". Acrescenta:

"Tanto vale para Pablo Neruda a dedicar poemas a Estaline como para intelectuais de renome em Portugal que apoiaram toda a onda de privatizações e o desmantelamento do estado social. Os exemplos dos intelectuais seduzidos pelo poder são comuns".

Quanto às elites culturais portuguesas é sintética: "Falta solidez em diversas áreas da cultura e do pensamento intelectual e há uma regressão muito grande".


Raquel Varela refere-se aos “intelectuais”, mas não temos nessa referência uma noção ou uma definição real de “intelectual”. No dicionário podemos encontrar uma definição nominal de “intelectual”: “pessoa dada ao estudo; pessoa de grande cultura”. Mas ficamos sem saber o que é exactamente uma “pessoa de grande cultura”.

Desde logo, “intelectual” deriva de “intelecto”, que é um termo da Escolástica para significar “espírito” ou “inteligência” e em oposição à razão puramente discursiva (por exemplo, em oposição ao discurso político corriqueiro). Aqui, Raquel Varela tem razão: quando o discurso político se baseia exclusivamente na doxa (na maior parte das vezes), o intelecto ou o intelectual opõe-se a ele através do episteme.

Para que o intelecto ou o intelectual se baseie no episteme no sentido de se opôr à doxa da razão puramente discursiva, necessita do “entendimento”, que se pode traduzir neste caso por “cultura individual”.

A “cultura individual” pode ser definida como a capacidade de compreender a realidade do presente (episteme) em vez de a classificar através da simples opinião (doxa) — o que pressupõe que se tenha assimilado a herança do passado, por um lado, e por outro lado que se tenha ultrapassado o âmbito comezinho dos interesses particulares.

Ora, o que se passa em Portugal é que vivemos já em uma sociedade de cultura presentista (conforme denuncia, e bem, o José Pacheco Pereira), e as elites, em geral, preocupam-se quase exclusivamente com os seus interesses particulares.

Portanto, em geral e salvo excepções honrosas, não temos intelectuais em Portugal. O que existe em Portugal é “intelectualismo”, que é a tendência para adoptar soluções para os problemas sem o necessário contacto com a vida das pessoas e/ou sem a necessária aderência à realidade.

1 comentário:

  1. Portugal quase não tem intelectuais porque os meios académicos desde o 25 de Abril abriram a caça a quem quer que seja do contra e não alinhe com o actual estado de coisas.

    Basta ver o Centro de Estudos Sociais (CES) do Boaventura em Coimbra, aquilo mais do que um antro de demência colectiva, é um instituto que visa promover uma determinada ideologia (julgo que nem preciso de dizer qual...), tudo bem regado com dinheiros públicos sacados ao contribuinte, pois que eu saiba aquilo não vive do ar...

    O pobre do D. Dinis se voltasse à vida e visse o estado em que está o ensino superior em Portugal, dava-lhe um chilique...

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