quarta-feira, 30 de abril de 2014

Marcello Caetano, a esquerda e a direita

 

“Gerou-se à minha volta um clima de desconfiança da parte das chamadas classes conservadoras, que era alimentado por uns tantos intrigantes acolitados por numerosos patetas.”

— Marcello Caetano, “Minhas Memórias de Salazar”, 2000, Edit. Verbo, página 714


“Estes rótulos da esquerda e da direita têm hoje muito pouco sentido e mais uma vez no decurso da minha vida pública me recusei a aceitá-los.

Disse quando era Ministro da Presidência num conselho de ministros e repeti em público quando Presidente do Conselho que esquerda e direita são palavras equivocas e susceptíveis de qualificar posições não incompatíveis.

Na verdade, sempre fui partidário da reforma social, não me conformando com estruturas defeituosas, injustiças consolidadas, costumes políticos condenáveis ou práticas económicas viciosas. E se o que caracterizava o homem da esquerda é o inconformismo com o que está errado na organização social e o desejo ardente de corrigir, emendar, melhorar com o fito de construir uma sociedade mais perfeita, eu não me recuso a ser colocado à esquerda.”

— Marcello Caetano, idem, página 716.



Nota:
eu comprei e li os livros de Marcello Caetano, mas não me passa pela cabeça ser um “especialista do Estado Novo”. Mas há por aí uns patetas que leram um livrinho dele e já se consideram “especialistas do Estado Novo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.