quinta-feira, 18 de setembro de 2014

O leviatão da União Europeia está a destruir as economias da Europa

 

Até ontem, as operações financeiras e de serviços entre uma determinada empresa e uma sua filial estavam livres de taxação de IVA. Por exemplo, uma empresa com sede em Lisboa que tivesse uma filial no Porto, não pagava IVA se enviasse produtos da sede para a filial.

Ontem, o TJUE (Tribunal de Justiça da União Europeia) decidiu que os serviços fornecidos por uma empresa às suas filiais estão agora sujeitos a IVA. Um grupo de juízes, que não tem qualquer aderência à realidade, juízes que nunca trabalharam na economia real, gente que não faz a mínima ideia do que é uma empresa, escumalha que vem taxar as transacções internas entre filiais de uma mesma empresa.

Brevemente teremos este cenário: 1/ Acabaram-se as remessas de produtos à consignação (porque ninguém está para pagar IVA sem ter a certeza da venda ao consumidor final); 2/ As restrições de stocks vão aumentar; 3/ As empresas vão concentrar os seus produtos em um só armazém (o que terá consequências na eficiência da política de distribuição).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.