sábado, 9 de maio de 2015

O pluralismo do jornal “Público”

 

Uma coisa é um jornal ter uma “inclinação política”; outra coisa é ter uma “orientação ideológica”.

Uma inclinação política é conjuntural e depende da escolha de nicho de mercado; uma orientação ideológica é estrutural e pode mesmo — como no caso do jornal “Avante” do Partido Comunista — ir contra a economia de mercado. Ao contrário do que foi escrito aqui, o jornal Púbico tem uma orientação ideológica e não apenas uma mera inclinação política.

Quando um jornal — como é o caso do Púbico — tem uma orientação ideológica, pratica sistematicamente a sub-informação e sobretudo a pseudo-informação; os factos são sistematicamente substituídos por narrativas prenhes de ideologia política. O jornal Púbico é o principal agente português da espiral do silêncio politicamente correcta.

O cidadão normal tem a ideia de que o jornal Púbico é pluralista porque, ao lê-lo, tem a falsa percepção de que, quando actuam várias forças (políticas) em um mesmo fenómeno político, o efeito é percebido como se cada uma das forças actuasse por sua vez e independentemente. Trata-se de um princípio da Dinâmica — a lei do paralelogramo — aplicado à política.

Por exemplo, estamos dentro de um navio que se movimenta na água. Em relação à água, movemo-nos longitudinalmente; mas se passearmos dentro do navio de estibordo para bombordo e vice-versa, quando queremos saber onde estamos em relação à água, pensamos primeiro que estamos parados enquanto o navio avança na água, e depois, em tempo igual, pensamos que o navio está parado enquanto o atravessamos de bombordo a estibordo (e vice-versa). Trata-se, no segundo caso, de uma falsa percepção das forças em acto no fenómeno em análise. Galileu foi talvez o primeiro a constatar a lei do paralelogramo na sua Dinâmica.

O jornal Púbico também tem a sua “dinâmica” que passa por um falso pluralismo em que colaboram alguns idiotas úteis bem pagos para o efeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.