sábado, 8 de agosto de 2015

O espírito fraco da Igreja Católica do "papa Francisco"

 

“Para que se quebre uma continuidade cultural, basta a destruição de determinadas instituições; mas quando o espírito é fraco, a sobrevivência dessas mesmas instituições não é suficiente para evitar que sejam destruídas”. — Nicolás Gómez Dávila

A Igreja Católica está sob ataque, e o próprio "papa Francisco" é o principal agressor. Uma parte da hierarquia de topo da Igreja Católica pretende destruí-la. E quando o espírito dos fiéis é fraco, o desiderato dos agressores fica facilitado.

O "papa Francisco" afirmou recentemente que “os divorciados casados não estão excomungados”. Mas a Igreja Católica — os papas antecessores — nunca afirmou que os divorciados recasados estariam excomungados. Então, ¿por quê esta frase do "papa Francisco"?

O advogado argentino José Durand Mendioroz analisou o texto do "papa Francisco" e chegou à conclusão de que o parágrafo em causa é quase uma cópia do de um outro do Papa João Paulo II do da Exortação Apostólica Familiaris Consortio.

A diferença é a de que o Papa João Paulo II utilizou o termo “separados da Igreja” e o "papa Francisco" utilizou a palavra “excomungados”. O "papa Francisco" utiliza uma palavra que alimenta a confusão na comunidade católica e fora dela, confusão essa que se baseia no facto de “excomungados” significar que “estão fora da comunidade da Igreja Católica”, ao passo que o termo “separados”, utilizado pelo Papa João Paulo II, significar que “estão apenas excluídos da comunhão eucarística”.

“O Mal ganha sempre vantagem com a ambiguidade” — G. K. Chesterton

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.