sábado, 5 de dezembro de 2015

A democracia representativa tem os dias contados

 

O principal problema da democracia representativa é o de que, uma vez aprovada uma lei estúpida e irracional, é quase impossível revogá-la — porque a sua revogação colocaria em causa, do ponto de vista simbólico na cultura antropológica, a própria noção de “democracia representativa”.

Quando a democracia representativa se afasta do bom-senso, vai-se alimentando do absurdo, até arrebentar.

Temos aqui uma notícia de exemplo: o governo de Obama aprovou uma lei segundo a qual as mulheres têm os mesmos papéis e funções de combate nas Forças Armadas americanas.

Ora, o bom-senso diz-nos que as mulheres e os homens não são iguais em teatro de guerra; mas aposto que nem os republicanos mais à direita irão revogar esta lei absurda, porque a sua revogação colocaria em causa o próprio sistema político.

Se a democracia representativa não for fortemente apoiada por mecanismos de democracia participativa, tem os dias contados (pelo menos na Europa).

1 comentário:

  1. "Se a democracia representativa não for fortemente apoiada por mecanismos de democracia participativa, tem os dias contados (pelo menos na Europa)."

    E de que adianta a "democracia participativa" numa sociedade completamente imbecilizada?

    A esmagadora maioria dos eleitores são como os carneiros, votam em rebanho no partido A, B ou C, sem saberem sequer porque é que estão a votar ou no que é que estão a votar.

    Lembro de há uns anos uma velhota com a 4ª classe me dizer que tinha votado no Sócrates porque "gostava da cara dele."

    É assim que muitos eleitores votam e vão continuar a votar porque não percebem absolutamente nada de ciência política, história, geo-política ou economia.

    A democracia é por excelência o sistema político mais imbecil que existe, pois as nações que caem na "armadilha democrática", ou ficam reféns de plutocratas, ou então de imbecis de fato e gravata, que querem é encher o cu à custa do povo.

    ResponderEliminar

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.