quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

O Rendimento Básico Incondicional; e o Paraíso na Terra

 

Nos países europeus com salário mínimo, o desemprego é (em média) duas vezes superior ao dos países que não têm salário mínimo. E mais: nos países que não têm salário mínimo, ganha-se em média mais 1.000 Euros do que nos países que têm salário mínimo. Contra factos não há argumentos.

Portanto, os factos falam por si. E por isso é que o Ludwig Krippahl, para não correr o risco de ser considerado idiota, chegou à conclusão de que o salário mínimo piora o nível de desemprego.

paraiso-na-terra-webPerante os factos, ¿qual é a alternativa proposta pelo Ludwig Krippahl? O Rendimento Básico Incondicional, diz ele. Antes quebrar do que torcer. Perante o fracasso objectivo e verificado da ideologia marxista, reinventa-se a narrativa: muda-se o disco mas toca-se o mesmo.

O Rendimento Básico Incondicional pretende ser um subsídio chorudo pago pelo Estado a cada indivíduo, independentemente de este trabalhar muito ou pouco, ou mesmo nada. É isto o que o Ludwig Krippahl propõe. Para não ser idiota, prefere ser lunático.

O problema da Esquerda é o de que, depois do fracasso do marxismo, deixou de existir uma ideologia clara que a oriente. A Esquerda anda às apalpadelas; e o mesmo se passa com o capitalismo, depois de se ter desligado das suas origens (com o Marginalismo), ou seja, depois de ser ter desligado da ética cristã protestante (Max Weber). Nos países onde a ética cristã protestante ainda se mantém, o capitalismo vai de vento em popa. Por isso é que, para a Esquerda, sempre foi muito importante reprimir o Cristianismo na cultura antropológica (de Karl Marx a Gramsci).

Perante o fim das ideologias do século XX, só resta o reforço infinito do Estado. O Estado, entendido em si mesmo, passou a ser a ideologia.

Para o novo capitalismo (neoliberalismo) desligado das suas raízes culturais cristãs, o Estado é o garante da legalidade, embora a sua legitimidade se tenha perdido com a perda da ética cristã. Para a nova Esquerda, o Estado é a substituição da ideologia marxista que fracassou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.