Alguém me disse (com ar muito sério!) que “o Yoga muda o ADN”. Mas não só: os me®dia também afirmam que “o Yoga altera o ADN”.
Antes mais vamos definir ADN:
“O ácido desoxirribonucleico (ADN, em português: ácido desoxirribonucleico; ou DNA, em inglês: deoxyribonucleic acid) é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus, e que transmitem as características hereditárias de cada ser vivo”.
A pessoa que me disse aquilo acredita que o Yoga muda o ADN no sentido da “mudança da sequência do ADN”; por exemplo, através da prática do Yoga seria alegadamente possível que um branco se transforme em um negro, ou vice-versa. E os me®dia, em vez de esclarecer o povo, ainda ajudam a confusão.
Em primeiro lugar faz-se a confusão entre “genética”, por um lado, e “epigenética”, por outro lado.
A prática do Yoga (como a prática de qualquer outro comportamento reiterado, como por exemplo o alcoolismo) pode influir na epigenética (o que não implica alterações na sequência do ADN; e, em segundo lugar, confunde-se “fisiologia” ou “congenialidade biológica”, por um lado, com “genética”, por outro lado.
Por exemplo, o processo de formação do feto é congénito (é um processo biológico) que assenta em uma base genética (sequência do ADN).
O que pode alterar, através da epigenética, é a expressão dos genes (o modo como os genes se manifestam), e não a sequência genética do ADN.
"...the Devil acts in a crafty and covert manner"
ResponderEliminarhttp://nationalpost.com/news/world/worlds-top-exorcist-saw-the-devil-in-harry-potter-yoga-and-thousands-of-middle-aged-middle-class-women