domingo, 27 de julho de 2014

A auto-gestão das empresas nacionalizadas depois do 25 de Abril de 1974

 

A Raquel Varela invoca aqui um estudo do MIT, de 1976, segundo o qual as empresas nacionalizadas e em auto-gestão depois do 25 de Abril de 1974, fracassaram por não terem tido encomendas na sequência da crise petrolífera de 1973. Talvez por isso é que os sovietes da URSS também fracassaram: dá ideia de que, na URSS, houve uma crise petrolífera contínua desde 1917 até 1989 — porque a URSS nunca deixou de importar cereais dos Estados Unidos, por exemplo.

A Raquel Varela confunde produção, por um lado, com gestão, por outro lado. Essa confusão só pode ser propositada; não acredito que ela seja estúpida a esse ponto.

Em uma situação de crise internacional, são principalmente as empresas com uma gestão de menor qualidade que fecham, e muitas vezes com um grande potencial produtivo e até com mercado garantido. Não é qualquer pessoa que gere bem uma empresa; e não é por se ser economista ou licenciado em qualquer coisa que se torna automaticamente em um bom gestor. Por exemplo, conheço economistas com mentalidade de merceeiro que seriam um desastre se gerissem uma empresa que não fosse familiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.