segunda-feira, 28 de julho de 2014

Segundo o semanário SOL, “um cão conheceu Nova Iorque”

 

Talvez a maioria das pessoas que leu a “notícia” no semanário SOL, acreditou realmente que aquele cão “conheceu” Nova Iorque. Um dia destes poderemos ler uma “notícia” no SOL: “Professor universitário leva o seu gato à biblioteca para conhecer a obra de Jean-Paul Sartre”.

cao conhece nova iorque sol

Para além da autoconsciência — que um animal não tem —, o ser humano distingue-se dos outros animais pela linguagem humana que lhe permite realmente “conhecer”. A linguagem humana tem as seguintes características fundamentais:

1/ expressão (que os animais também têm, de algum modo);

2/ comunicação (que os animais também têm, de algum modo);

3/ a função representativa, que os animais não têm (e que S. Tomás de Aquino já tinha identificado muito antes de Karl Bühler), que é a possibilidade de descrição (interpretação) de um estado de coisas objectivo que pode ou não corresponder aos factos — ou seja, a possibilidade humana de laborar em proposições (teorias) verdadeiras ou falsas.

4/ a função argumentativa (ou função crítica) que os animais não têm — que permite ao ser humano a verificação da veracidade ou falsidade das suas interpretações e/ou teorias.

Um cão pode adquirir, com o tempo, um sentido de orientação que lhe permita vaguear pelas ruas da cidade de Nova Iorque. Mas isso não significa que o cão “conheça” Nova Iorque melhor do que uma ave migratória “conhece” as rotas sazonais de migração — porque “conhecer” é “valorizar” por intermédio da função crítica da linguagem que um cão não possui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.