segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Quando ela escreve, fico com os cabelos em pé

 

Quando leio qualquer texto dela — mesmo na área da economia —, entro em dissonância cognitiva: não sei se hei-de escrever algum comentário sobre o que ela escreve, ou se faço de conta que não li.

Diz-se jihadista como se isso fosse um clube de futebol, uma profissão, uma religião, um clube privado. Em nome dessa pertença a um clube mata. Para ser um deles, para provar que pertence à seita, que pertence aos bons, que pertence aos superiores. É um perigo este tipo de pensamento e um engano, claro. Nem as ideias que achamos que são nossas o são verdadeiramente. And, you know, there is no such thing as society. There are individual men and women, and there are families. A inteligência é fundamental para não se deixar seduzir por estas ideias colectivas. Pelos estereotipos. Não existem, são meras simplificações mentais.

(…)

Todas as pessoas com ódios irracionais a povos, grupos, culturas, religiões, classes são potenciais terroristas. Porque odeiam tanto e têm esse ódio de pele que levado ao extremo de uma alucinação colectiva (agregados em grupo) poderia perfeitamente levar a barbáries.”

O ódio é uma emoção e, por isso, é irracional. Dizer que o “ódio é irracional” é a mesma coisa que dizer “subir para cima”, ou “descer para baixo”. Confundir emoção, por um lado, e paixão, por outro lado, é um erro. A paixão é pensada. Pode-se chegar ao fideísmo através de um processo racional e, neste caso, a paixão toma conta do ser humano, coarctando-lhe a vontade.

Ela ainda não percebeu que o integrismo islâmico não é apenas uma forma de fideísmo : também é uma ideologia política — a “lógica de uma ideia”, parafraseando Hannah Arendt.

Finalmente, faz falta que ela leia Fernando Pessoa: existe o indivíduo, a família do indivíduo, e a nação — e neste sentido existe a sociedade. Reduzir a realidade humana ao indivíduo, é supôr uma inteligibilidade do individuo dissociada do domínio social — o que é um “absurdo absurdo”, ou uma “ignorância irracional”; por isso é que eu estive quase para fazer de conta que não li o que ela escreveu.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.