domingo, 8 de junho de 2014

A inteligência do João Távora

 

“Os mais fanáticos adoradores da constituição da república portuguesa são do partido comunista português. Isto devia fazer desconfiar as pessoas inteligentes.”João Távora



Não sei muito bem como comentar “isto”, mas vou tentar fazê-lo sem perder a calma.

frontal lobotomy png web1/ Se o Partido Comunista defende a abolição da escravatura, então as “pessoas inteligentes” devem defender o retorno da escravatura — porque não podemos estar do mesmo lado dos comunistas, em qualquer situação (cruzes, canhoto!).

Este tipo de raciocínio maniqueísta do João Távora é pouco inteligente porque é simplificador. Não é porque um comunista qualquer gosta de sardinha assada que eu vou preferir comer coentros e rabanetes: posso preferir comer coentros e rabanetes independentemente do gosto do comunista por sardinha assada. E posso gostar de sardinha assada ainda que o comunista dela goste também.

2/ Defender uma Constituição não significa necessariamente que se goste dela: pode significar, em vez disso, que a Constituição é apenas um instrumento de ordem e de autoridade.

A ordem pode ser definida como o conjunto das instituições e das regras que garantem a possibilidade de relações harmoniosas entre os membros de uma sociedade — por exemplo, “ordem social”, ou “ordem pública”.

Se me perguntam: ¿para manter a ordem social, é ou não preferível a injustiça à desordem?, apenas podemos responder em nome de uma concepção coerente de justiça e de ordem social. E para isso temos que saber por que razão o Partido Social Democrata de Passos Coelho e o CDS/PP de Paulo Portas são críticos desta Constituição — coisa que ainda não disseram publicamente e abertamente, porque sabem que a seguir levam com mais uma razia eleitoral.

3/ Há uma grande diferença entre ser de Direita, por um lado, e ser estúpido, por outro lado. E os estúpidos da direita só dão força à esquerda, como se verificou nestas últimas eleições, em que o CDS/PP ficou reduzido ao “partido da trotineta”. Mas “os burros são os outros”...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.