sexta-feira, 5 de junho de 2015

It's the market, stupid!

 

Quando li isto no blogue Blasfémias  pensei que se tratasse de ironia; um blasfemo a falar de moral e de ética no caso “Jorge Jesus” (?).

Quando interessa, o mercado vende e compra tudo, inclusivamente o ser humano; quando não interessa por qualquer razão subjectiva, então o mercado já precisa de ética. Aquilo que é considerado “útil” só o é quando vai de encontro ao nosso interesse próprio.

Por um lado dizem que “o limite do mercado é a lei e só a lei positiva, sem interferências metajurídicas jusnaturalistas”; por outro  lado dizem que “a lei e o Estado não devem imiscuir-se no mercado”; fazem de conta que não sabem que o caso JJ é o reflexo chapado do conceito de “mercado” reduzido ao Direito Positivo.

1 comentário:

  1. Caro Orlando, mete nojo o ponto a que isto chegou. Essa treta de reduzir tudo aos mercados é conversa que já não engana muitos e cada vez menos, pois o neoliberalismo está totalmente descredibilizado.

    Hoje publiquei esta minha posta a responder directamente a uma afronta do professor Paulo de Almeida Sande aos nacionalistas:

    http://historiamaximus.blogspot.pt/2015/06/o-nacionalismo-sera-mesmo-guerra-uma.html

    Gente como esse Almeida Sande até dá nojo de ouvir.

    Abraço,
    João Nobre

    ResponderEliminar

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.