sábado, 12 de setembro de 2015

Casamento e divórcio católicos: voltemos às origens e a Santo Agostinho

 

Eu não sei o que o Anselmo Borges quer dizer com este relambório, porque ele não é claro. É um exemplo de um discurso redondo balizado pela sua (dele) consciência.

Eu prefiro seguir Santo Agostinho, que disse o seguinte sobre o casamento:

1/ o divórcio de mulher e homem cristãos (católicos) não é tolerável nem permitido pela Igreja Católica. Mas se um dos cônjuges não for católico e pretender o divórcio do outro cônjuge que é católico, a Igreja Católica deve aceitar esse divórcio, por um lado, e permitir que o cônjuge católico divorciado se volte a casar, desta vez pela Igreja Católica, com um novo cônjuge católico, por outro lado.

2/ a união sexual do homem e da mulher é natural e é boa. O bem do casamento não é somente a procriação (procriação = colaboração com a obra do Criador), mas é sobretudo a união indissolúvel (figura simbólica da união de Jesus Cristo com a Igreja).

3/ a virgindade antes do casamento não é um bem absoluto, mas é “a melhor das coisas boas”: a virgindade é preferível, mas não condição necessária do casamento. O que é um bem em si, é o casamento.

E ninguém pode dizer que Santo Agostinho não foi “casado” antes de ser Bispo de Hipona, e que não conheceu mulher. Nem o Anselmo Borges.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.