sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Para António Lobo Antunes, “Deus é mau...!”

 

Lembro-me de uma frase de um homem do povo, serôdio no corpo mas não no espírito: “Deus é mau! Com a idade, tira-nos o tesão mas não nos tira a ideia”. Ou seja, não é preciso ser escritor para se pensar como o António Lobo Antunes.

O Rerum Natura publica aqui um comentário à seguinte interrogação existencial de António Lobo Antunes:

“Eu me pergunto se um homem que nunca fodeu pode ser um bom escritor.” → António Lobo Antunes

Convém, contudo, rectificar o seguinte acerca do texto do Rerum Natura: Leonardo Da Vinci era homossexual, e rezam os escaninhos da História que viveu, de cama e mesa, com um jovem imberbe — o que nos leva à necessidade de saber o que significa “foder”: vem do verbo latino 'fodio’, que significa “furar”, “penetrar”, sendo que “fodere” é o infinitivo do dito verbo. Ou seja, certamente que Leonardo ou fodeu ou foi fodido.

Hoje, coloca-se o problema invertido:

“Eu me pergunto se um homem que nunca foi fodido pode ser um bom escritor.”

O escritor Mário Cláudio corroboraria eventualmente esta última tese, que difere substancialmente da de António Lobo Antunes. O problema existencial da literatura portuguesa contemporânea é o de saber se o verdadeiro escritor fode ou é fodido.

Discordo que seja um problema de “ciência” (no sentido positivista), mas antes trata-se de um problema metafísico: a metafísica de alcova; estaremos em presença de um empirismo puro que defende a tese segundo a qual “quem não fodeu não sabe escrever”; a experiência da foda perpassa necessariamente a vida do literato — como é o caso de Nietzsche que viu frustrado um ménage à trois com a Lou Andreas-Salomé e o amigo Paul Rée, para além de ter passado a vida a foder a sua própria irmã.

Segundo a tese metafísica de António Lobo Antunes, a condição da experiência humana é a foda; “eu fôdo, logo existo” — é o moto. E, com o passar dos anos, tendemos a dizer que “Deus é mau...”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.