domingo, 19 de janeiro de 2014

José Ribeiro e Castro e a falácia “Tu Quoque”

 

José Ribeiro e Castro tem escrito uma série de verbetes no sentido de justificar a abstenção do CDS/PP no caso da proposta de referendo vinda do Partido Social Democrata. Mas não há justificação possível, senão a de que querer atribuir culpa própria para cima dos outros: não é justificação racional que eu diga que eu fiz mal porque o outro também fez mal (Tu Quoque).

Tão pouco se pode dizer que talvez este referendo não se justificasse porque “não existiram outros referendos mais importantes no passado”. O que José Ribeiro e Castro parece querer fazer é tentar justificar um qualquer erro no presente e futuro porque existiram erros no passado.

O que José Ribeiro e Castro quer dizer, em minha opinião e em resumo, é o seguinte: valia a pena correr o risco de a adopção gay passar no parlamento só para que o CDS/PP tirasse proveitos políticos nas próximas eleições, por intermédio da divisão do eleitorado do Partido Social Democrata em matéria de ética. Ou seja: Tu Quoque.

A abstenção do CDS/PP foi erro político enorme, cujas consequências são imprevisíveis neste momento. Qualquer pessoa que não vote no Bloco de Esquerda ou no Partido Comunista percebe isso — mesmo os socialistas católicos percebem isso!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.